REGINA VIEIRA
Especial para o Liberté
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PINTURA – Tarsila do Amaral
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Pessoalmente gosto bastante dos quadros dela, não que eu seja uma profunda conhecedora de arte, não sou, mas na minha humilde opinião tanto a arte como a música são universais, você gosta ou não gosta, ela pode te tocar a alma ou não te dizer absolutamente nada. Gosto porque tem cores fortes e retrata bem o Brasil com sua profusão de cores.
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Tarsila nasceu em 1º de Setembro de 1886 em Capivari no Interior de São Paulo. Filha de fazendeiro abastado, passou a infância nas fazendas do pai. Estudou no Colégio Sion em São Paulo e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro em 1904 ‘Sagrado Coração de Jesus’. Casou-se e teve uma única filha. Dulce.
Estudou arte começando com escultura , depois desenho e pintura , estudou em Paris .
Foi amiga de Anita Malfatti que a introduziu ao grupo modernista (da famosa Semana de Arte Moderna de São Paulo-1922). Junto a este grupo, do qual Oswald de Andrade fazia parte e com que namorou, agitaram culturamente São Paulo.
Em 1923 volta para Paris e tem aulas com mestres cubistas e pinta a tela ‘A Negra’, com esta tela Tarsila entrou para a estória da arte moderna brasileira. A figura da Negra retratava sua forte ligação com a infância, pois essas negras eram filhas de escravos que tomavam conta das crianças e as vezes serviam de ama de leite.
Na volta ao Brasil em 1924, Tarsila encontra em Minas Gerais as cores que gostava e que lembravam de sua infância, mas que seus mestres diziam que eram caipiras e que ela não devia usar em seus quadros, porém essas cores é que tornaram-se a marca de sua obra. O que na verdade eram as cores do nosso Brasil tropical em suas cores ricas e belas. Essa fase chamou-se Pau Brasil
Encontei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas telas: o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante, …”
A fase seguinte ‘Antropofagia’ , junto com Oswald de Andrade que escreveu o Manifesto Antropofágico e fundaram o movimento do mesmo nome, tinha a intenção de transformar a cultura européia vigente em algo bem brasileiro. Desta fase surgiram trabalhos importantes como o ‘Abaporu’ que significa homem que come carne humana , ‘Cartão Postal’, ‘O lago’ , e etc. Nessa fase ela usou muitos bichos e paisagens imaginárias além das cores forte.
O Quadro Abaporu novamente a remetia a lembranças de infância, das estórias que as negras contavam de monstros que comiam gente.
Tarsila gostava muito de bichos, na infância teve 40 gatos na fazenda…
Em 1929 a crise do café no Brasil atingiu o seu pai e a realidade de Tarsila mudou , o pai perdeu muito dinheiro, teve as fazendas hipotecadas e ela teve que ir trabalhar. Separou-se de Oswald de Andrade com quem havia casado em 1926.
Em 1933 com um novo namorado, um médico comunista , Tarsila expôs em Moscou e sensibilizou-se com a causa operária e chegou a ser presa junto com o namorado por participar de reuniões do partido comunista. Desta fase surgiu o quadro ‘Operários’, a temática triste da fase social não durou muito pois não fazia parte de sua personalidade .
Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam“, Tarsila do Amaral.
Tarsila também trabalhou como colunistas nos Diários Associados por muitos anos. Em 1950 ela voltou com a temática do Pau Brasil e pintou quadros como ‘A Fazenda’, ‘Paisagem ou Aldeia’ .
Sua única filha Dulce faleceu antes dela em 1966 e sua única neta Beatriz , morreu afogada em 1949.
Em 1969, a mestra em história da arte e curadora Aracy Amaral realizou a exposição, “Tarsila 50 anos de pintura”.
Tarsila faleceu em Janeiro de 1973.
Algumas obras da artista
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Espero que tenham gostado, eu tomei conhecimento de sua obra, através de um trabalho escolar do meu filho Pedro, fizemos o trabalho juntos e foi aí que comecei a apreciar os quadros dela, das cores e da simplicidade.
Chérie, que lindo que ficou!!! Obrigada!!
Ficou lindo mesmo,não canso de contemplar!
Reeeeeeee!!
Quando recebi esse post seu, fiquei quietinha para não anunciar que publicaria já hoje e fazer surpresa!
Adorei!!
Muito obrigada por dedicar seu tempo escasso e talento para compartilhar isso e muito mais conosco!
Escreva mais, escreva sempre, sabe que o espaço aqui no Liberté está sempre aberto para suas produções!
Beijos, parceira!!
Obrigada Chérie, com toda certeza será sempre uma honra muito grande colaborar com você e com este blog de muita classe!!
Parabéns meninas, perfeito!!!
Bjão e uma linda semana para todos
Regina
Sua escolha foi perfeita.Adoro Tarsila do Amaral.Vimos meu marido e eu uma belíssima esposição dela em Buenos Aires no Museu de Arte Moderna e estou revivendo aqueles momentos, lendo e vendo essas belas telas,parabéns,amiga pela bela escolha!
Obrigada Marta, estava esperando seu comentário, sempre tão bem colocado. Que bom que você gostou!!
Adoro as pinturas de Tarsila do Amaral nossa artista maior. As pinturas sao instigantes, curiosas e principalmente nos fala do Brasil bem tropical com cores bem fortes. Fui a Buenos Aires e vi Abaporu no Museu Alba, onde ele se encontra exposto. Fiquei emocionada e comprei uma gravura dele para mim. Tenho tb uma gravura de A Negra, que comprei em SP. Na semana da mulher em 2011, nossa presidenta Dilma mandou buscar o Abaporu de Buenos Aires que ficou exposto no salao nobre do Palácio do Planalto em Brasilia, junto com pinturas, esculturas e outros trabalhos de várias artistas brasileiras. Regina e Lizzie muito obrigada pelo ótimo post.Bjs.
Laurinda adorei seu comentários também. Agora que você e Marta falaram da exposição que viram, me ocorreu que eu poderia ter comentado algo sobre as exposições também. Obrigada por comentar pois enriqueceu meu trabalho. Beijos
Adorei! *.* Ficou muito bom!
Várias coisas que li aqui que não fazia idéia. ;D
Isso me fez lembrar das minhas aulas de literatura no último bimestre, foram sobre Modernismo. ^^ hehe
(Que eu tb adoro, aliás. hihihi)
Obrigada Letícia, eu também gostava muito da parte da Semana de Arte Moderna, foi um marco na história da arte e literatura brasileira, tem coisas riquíssimas alí . Beijos
Emi
Regina, que excelente ideia apresentar algumas das melhores telas de Tarsila
do Amaral para nós,do Liberté. Ela é realmente uma representante da beleza brasileira,com sua morenice, olhos e cabelos pretos e a boca carnuda. Suas
pinturas são singelas,até primitivas,e para mim, o que chama mais a atenção,
são as cores fortes e suas combinações. Obrigada pelas aulas de Artes e de
Literatura Brasileira,já que ela, juntamente com Oswald de Andrade agitaram
muito a Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade, para impor o Movimento
Modernista. Parabéns pela lembrança de tão importante personalidade artísti-
ca. Gostei muito, beijos, Emi
Obrigada Emi, concordo com voce que ela é realmente uma representante da beleza brasileira além do talento que tinha. Realmente ela e o tal grupo dos 5 agitaram mesmo a Paulicéia Desvairada e deram rumo ao movimento modernista. Beijos e obrigada.
Regina, adorei saber um pouco mais sobre essa artista maravilhosa! Adoro suas telas, mas sabia muito pouco sobre ela. Na hora também lembrei das minhas aulas de literatura da escola ha muito, muito tempo. Detestava naquela época, Muito bom rever agora, com outros olhos.
Que cores, quanta brasilidade!
Muito obrigada por enriquecer nosso dia, querida!!
Beijos meninas!!!
Tive oportunidade de ver um de seus quadros na Bienal em São Paulo. Tudo de bom!!!!
Regina, adorei saber mais a respeito dessa grande artista !!Confesso que das obras dela eu só conhecia Abaporu e Operários. Obrigada !!!
Foi uma ótima escolha!
Grande beijo
Regina!!!
Que lindo post!!!
É muito bom valorizarmos os bons artistas brasileiros!! A Tarsila tem uma história incrível!!! E um Talento inigualável!!!
Parabéns!!!